Leonardo Picinati

Unir pessoas nunca foi uma tarefa fácil

Parafraseando nosso cotidiano, podemos destacar dois pontos fortes que proporcionam a união de indivíduos em favor de uma causa: a obrigatoriedade e a afinidade. O primeiro ponto, por exemplo, está presente no ato de votar nas eleições de 2018 e, o segundo pode ser exemplificado na união entre distintos grupos sociais. Exemplo? Cito o legado de Nelson Mandela que uniu e uni povos por uma causa - o Apartheid - a igualdade.

No dia a dia, a aprendizagem ocorre informalmente. Quando a criança brinca, acompanha e observa os adultos, vai, entre o falar e o saber ouvir, compreendendo os motivos e apropriando-se dos significados pelos quais as tarefas cotidianas são realizadas, ao mesmo tempo que assimila, produz e reproduz conhecimentos para serem utilizados em determinadas situações.

No contexto organizacional atual, ao ingressarmos no mercado de trabalho, tanto como funcionário, como empreendedor e/ou como padrão, o prisma de um bom líder deverá ser suas habilidades em se comunicar de forma clara e compreensiva. Os colaboradores precisam compreender o que exatamente seus mentores esperam deles, do seu trabalho e resultados dentro da organização. Na arena das linguagens, todos têm o papel de proporcionar feedbacks identificando caminhos, corrigindo erros e potencializar acertos.

Quase que em uma dança entre o tempo e o espaço, as palavras se formam, construindo um âmbito saudável e produtivo para líderes, colaborados, empresa, vida pessoal e o social. Notamos a importância da comunicação no nosso crescimento e desenvolvimento como pessoa, quando nas relações interpessoais, dispomo-nos a ouvir o outro e, em troca, recebemos e damos a empatia e a confiança e assim, iniciamos a construção dos nossos propósitos.

Os feedbacks podem ser uma ferramenta importante para acelerar o aprendizado, de modo que aumenta a performance e resultados, eleva a motivação, a proatividade e a responsabilidade. Por meio deles, a partir de diálogos construtivos e permanentes, criamos um ambiente gerador de significativas trocas de conhecimento.

Seja bem-vindo(a) e boa leitura no Jornal Eu Amo Meu Bairro. Afinal, a arena está montada e as palavras são as cartas. Ótimo jogo.

Acesse o jornal em pdf: http://euamomeubairro.com/jornal/edicao26.pdf

 anuncio edicao 26