Leis do Triunfo

Leis do Triunfo: Alguns atributos para ser bem sucedido

Recentemente li a adaptação do livro A lei do triunfo, de Napoleon Hill, baseado em entrevistas de 500 grandes lideres de sucesso como Thomaz Edison e Henry Ford. A releitura, As 16 leis do sucesso, de Jacob Petry, traz lições práticas que resumo a seguir.

A 1ª característica que Hill encontrou nos homens de sucesso se resultou na primeira lição: Criar um propósito. Toda pessoa que busca o sucesso deve ter claro o que quer da vida e para isso cria um propósito bem definido, elabora um plano para atingi-lo e dedica atenção, foco e energia na execução deste.

A 2ª lição é conhecida como a Mente Mestra. Uma vez que tiver definido seu propósito, você precisa de aliados. A mente mestra é a coordenação de conhecimento e esforço entre duas ou mais pessoas.

A 3ª lição é sobre a autoconfiança: a pessoa que deseja sucesso precisa acreditar em si e ter convicção de que pode tomar decisões em qualquer circunstância.

A 4ª lição é sobre desenvolver o hábito da economia. Sem economizar não é possível vencer na vida e isto é positivo não só pelo dinheiro que você guarda, mas também pelo estado mental que o fato de ter reservas produz.

A 5ª lição é sobre iniciativa e liderança: o sucesso não tem atalhos. O caminho precisa ser trilhado passo-a-passo, e cada um deles requer iniciativa. Para desenvolve-la, o primeiro passo é combater a procrastinação.

6ª lição: explore sua imaginação. Toda e qualquer coisa que já foi criada pelo ser humano teve sua origem na imaginação. Quer sucesso? Imagine-o primeiro.

A próxima lição é sobre entusiasmo: O caminho do sucesso sempre começa com um estado de entusiasmo. Ele é a força que cria a ação. A pessoa entusiasmada curte o que tem, mas nunca para de sonhar com seus objetivos. Isso me remete à uma frase do palestrante Gabriel Goffi: “Sempre contente, mas nunca satisfeito”.

Ter Autocontrole é a 8ª lição. Quem tem autocontrole não se entrega ao ódio, inveja, ciúme ou qualquer emoção destrutiva. Todas as pessoas felizes e satisfeitas são dotadas de disciplina e autocontrole.

Fazer sempre mais do que o exigido é a 9ª lição e esta é uma lei que deve ser seguida por qualquer pessoa que busca obter o sucesso.

A 10ª lei é sobre desenvolver uma personalidade agradável. Você não terá sucesso duradouro sendo arrogante, prepotente, desleal.

A  11ª lição é sobre pensar com precisão: Tudo que deseja que se torne realidade, crie primeiro em sua mente. E por isso é importante ter uma imagem clara daquilo que queremos e pensar nisso constantemente.

A concentração é a 12ª lei: para criar a realidade que você deseja, não é suficiente apenas pensar nela. É preciso desejá-la tão fortemente que não consiga pensar em outra coisa.

A 13ª lei é a da cooperação. O universo é regido por uma mente universal, a inteligência infinita. Se você tiver um propósito bem definido e focar sua atenção nele, esse pensamento criará uma ação forte sobre a inteligência infinita, esse poder faz com que o universo coloque à sua disposição tudo o que for necessário para a concretização do seu propósito.

A 14ª lição é sobre aprender a tirar proveito dos fracassos. No caminho do sucesso, quedas e derrotas temporárias são inevitáveis e também importantes para o processo.

A tolerância é a 15ª lei: você pode ser uma pessoa brilhante no que faz, mas, se não souber lidar com outras pessoas, seu talento não o levará ao sucesso.

E a última lição e regra de ouro: tudo o que quereis que os outros façam, faça também. Não pode haver sucesso sem felicidade e ninguém pode ser feliz sem promover a felicidade também para os outros. Porque o que quer que façamos aos outros, fazemos também a nós mesmos. Compreendendo essas leis, atingiremos o sucesso, seja ele o que for.

Cadernos

comportamento
icone coach
icone nutricao
icone sabores
icone solidariedade
icone cultura
icone meio ambiente
icone medicina